Coordenador : Gabriel Fernandes dos Santos
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 388475.2201.376428.17022023
Departamento/Setor: TDT
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Os beneficiários diretos deste projeto de extensão serão as famílias contempladas pelo projeto ‘Da Porta Para Dentro - Planejando o lar com design de interiores’. Essas famílias são atendidas por programas de habitação de interesse social. Até o presente momento, o projeto integrou 2 programas específicos: . Minha Casa, Minha Vida (atual Casa Verde e Amarela); . Compra Assistida. No programa Minha Casa, Minha Vida, o ‘Da Porta Para Dentro - Planejando o lar com design de interiores’ atende as famílias pertencentes à faixa 1, isto é, aquelas de renda familiar de até R$2.000,00. No atendimento, recebem prioridade às famílias das seguintes estruturas: I - mulher como responsável pela unidade familiar; II - de que façam parte: a) pessoas com deficiência; b) idosos; c) crianças e adolescentes. No programa Compra Assistida são contempladas as famílias que estão sendo removidas de suas casas atuais por estarem em locais de risco. A indenização é direcionada para a compra de uma nova casa e a Prefeitura assessora todo o processo, desde a busca pelo imóvel, assegurando a legalidade e segurança do imóvel, efetivação da compra e das documentações de compra e venda. Após a efetivação da compra, o projeto ‘Da Porta Para Dentro - Planejando o lar com design de interiores’ oferece oficinas, palestras, consultorias e acompanhamentos individuais em que são tratados temas relacionados com o design de interiores, visando assessorar a mudança e o planejamento do novo lar das famílias envolvidas. De acordo com a SMHRF, para o ano de 2023 o projeto atuará junto a famílias contempladas pelos programas Minha Casa, Minha Vida e Melhoria Habitacional. Através do Minha Casa, Minha Vida, o projeto atenderá a 5 famílias da comunidade ‘Caramujo’, um total de 12 pessoas. E por meio do Melhoria Habitacional está previsto o atendimento a 23 famílias da comunidade ‘Cocada’, um total de 50 pessoas. Dessa forma, é esperado o envolvimento de 28 famílias e um total de 62 pessoas. É válido ressaltar que tais comunidades estão localizadas no município de Niterói-RJ. Alunos da graduação em Desenho Industrial da UFF também estarão na posição de público neste projeto de extensão universitária. Estes serão beneficiários indiretos desta proposta. Esse público será composto por alunos matriculados nas disciplinas de Projeto de Design 2 e Modelagem Física e Criatividade, considerando o 1° e o 2° semestre letivo do ano de 2023. São esperados cerca de 40 alunos por disciplina a cada semestre, resultando em aproximadamente 160 discentes.
Local de atuação: O projeto ‘Da Porta Para Dentro - Planejando o lar com design de interiores’, de autoria da SMHRF e ABD, tem como público beneficiário direto as famílias que participam de programas de habitação de interesse social. O foco de atuação é voltado para os espaços internos dos lares das famílias envolvidas. Atualmente, o projeto atende a dois programas específicos, a saber: Minha Casa, Minha Vida (atual Casa Verde e Amarela) e Compra Assistida. A região abrangida pelo projeto, bem como as famílias participantes, são selecionadas pela SMHRF. Para o ano de 2023, a SMHRF informou à equipe executora desta proposta de projeto extensionista que serão contempladas duas comunidades, uma delas será a ‘Cocada’ e a outra a ‘Caramujo’, ambas comunidades estão localizadas no município de Niterói-RJ. A respeito da comunidade ‘Caramujo’ vale destacar os condomínios contemplados no projeto para o ano de 2023 - Açu, Abaré e Araxá. Portanto, nesta proposta de projeto de extensão, algumas ações COM as famílias serão realizadas in loco, isto é, na localidade das duas comunidades abrangidas. As ações in loco serão no formato de consultorias técnicas. Outro local de realização das ações COM as famílias atendidas será a própria infraestrutura da Instituição de Ensino Superior (IES) - Escola de Engenharia, campus Praia Vermelha. Na IES serão promovidas oficinas no espaço do Laboratório de Modelos e Prototipagem (LMP), vinculado ao Departamento de Desenho Técnico (TDT). E com relação ao local de realização das ações PARA os discentes, que se caracterizam como atividades de ensino vinculadas às disciplinas de Projeto de Design 2 e Modelagem Física e Criatividade, a sala de aula e o LMP serão os ambientes de trabalho.
Objetivo
O objetivo geral do projeto ‘Da Porta Para Dentro - Planejando o lar com design de interiores’, de autoria da SMHRF e ABD, consiste em aplicar conceitos de design de interiores para promover o aumento da qualidade de vida, autoestima e sentimento de pertencimento do morador com o seu próprio lar. Visando contribuir com o objetivo supracitado, o objetivo geral do projeto de extensão ‘Da Porta Para Dentro’ será disseminar conceitos do design de produtos e do design têxtil e viabilizar a produção de produtos para os lares das famílias envolvidas. Para organizar e dar direcionamento nesta busca, a equipe executora elaborou os seguintes objetivos específicos: . (Re)conhecer o contexto da localidade em que atua o ‘Da Porta Para Dentro - Planejando o lar com design de interiores’ e aproximar-se dos moradores contemplados pelo projeto; . Identificar a demanda por produtos nos lares das famílias envolvidas; . Planejar as integrações das disciplinas PD2 e MFC e do projeto de extensão ‘Mãos que criam: costura para decoração’ com o projeto ‘Da Porta Para Dentro - Planejando o lar com design de interiores’; . Elaborar e construir produtos para atender as demandas identificadas; . Contribuir para a aprendizagem dos alunos da UFF sobre conhecimentos das áreas do design de produto e design têxtil e para a formação de futuros profissionais e cidadãos capazes de atuarem diante as contradições do mundo contemporâneo; . Organizar e promover oficinas para disseminar conhecimentos do design de produto e do design têxtil junto às famílias participantes; . Avaliar os resultados alcançados nas ações de ensino, pesquisa e extensão a serem realizadas; . Divulgar os resultados alcançados em eventos científicos, artísticos-culturais e/ou extensionistas.
Resumo
O objetivo do ‘Da Porta Para Dentro’ será disseminar conceitos do design de produtos e do design têxtil e produzir produtos para os lares de famílias atendidas por programas de habitação de interesse social. Para alcançar este objetivo serão realizadas ações PARA os discentes e ações COM as famílias. As ações foram elaboradas em abordagem do método da pesquisa participante, visando atividades que possibilitem a participação ativa dos sujeitos, a construção da aprendizagem destes nos temas trabalhados, a produção de produtos para os lares e a avaliação do processo percorrido e dos resultados obtidos. As ações PARA os discentes são atividades de ensino vinculadas a duas disciplinas do curso de Desenho Industrial da UFF. Nas disciplinas serão produzidos os produtos destinados às moradias das famílias. As ações COM as famílias são consultorias técnicas e oficinas. As consultorias serão dedicadas a: identificação de produtos para os lares das famílias; produção dos produtos; entrega dos produtos às famílias; e avaliação da satisfação das famílias após usarem os produtos. As oficinas serão momentos para a construção da aprendizagem dos sujeitos das famílias em conteúdos sobre reformas e adaptações de objetos para os seus próprios lares. Com a realização do ‘Da Porta Para Dentro’ é esperado difundir conhecimentos técnicos e científicos junto a sociedade civil, contribuir para a formação cidadã e acadêmica dos alunos, atender aos interesses da população abrangida, construir a autonomia dos sujeitos dessa população nos conhecimentos aplicados e gerados nas oficinas e divulgar em diversos eventos e mídias os resultados alcançados.